29 março 2006

MISSÃO CENTENÁRIO - Folha Online

A "Missão Centenário", que leva o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, teve início às 8h29 desta quinta (23h29 da quarta em Brasília), conforme o previsto. O tenente coronel Marcos Pontes, 43, partiu rumo à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, que decolou da base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão.

Soyuz deve atracar com ISS em dois diasCerca de 350 km separam a base do Cazaquistão da estação. A distância corresponde a uma viagem da capital paulista até a região de Ribeirão Preto. A título de comparação, um avião de passageiros fica a 10 km do chão durante o vôo.

A demora de dois dias até a estação se explica pelo fato de a Soyuz girar em torno da Terra cerca de 30 vezes, ganhando altitude gradativamente, até chegar a seu destino. A volta, que dispensa esse percurso em espiral, é mais rápida: leva pouco mais de três horas e deve trazer o brasileiro ao solo terrestre às 21h46 do dia 8 de abril (horário de Brasília).

A Soyuz deve se atracar com a ISS à 1h18 do dia 1º de abril. Para o brasileiro, a missão vai durar dez dias --oito deles dentro da estação, onde ele vai realizar oito experimentos científicos. Já o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams, que também participam da "Centenário", ficarão na ISS por pelo menos seis meses. Pontes voltará à Terra em companhia do russo Valeri Tokariov e do americano William McArthur, os atuais tripulantes da ISS.

O nome dado à missão " a 13ª viagem espacial à ISS" é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, brasileiro que há cem anos conseguiu fazer o avião 14 Bis voar pelos céus de Paris. Neste clima de reverência àquele conhecido como "o pai da aviação", Pontes levará na bagagem um chapéu Panamá idêntico ao usado por Dumont.

Durante esses oito dias na estação espacial, o astronauta deve fazer três contatos com a Terra o primeiro deles será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Pontes também deve falar com jornalistas brasileiros e, pouco antes de sua volta, vai conversar do espaço com técnicos da missão.

24 março 2006

ROBSON

Na terça feira passada eu terminei com ele. Não era nada planejado, nem pensado sequer! Foi uma coisa de ocasião, dessas que vc faz e e depois não entende direito como tudo aconteceu. Senti muito medo das palavras dele e para não sofrer mais que o necessário agi! Ele me disse que se afastar de mim não seria problema devido a nossa ´condição´.

Condição... palavra tão triste!

23 março 2006

UMA LIGAÇÃO DE TELEFONE

Terminei ontem e ele não me ligou... Não deve valor mesmo a pena essa ´relação´....

22 março 2006

TRISTE

Ainda estou triste e volta e meia me lembro dele me olhando de braços cruzados e surpreendido...

...

Acabei de terminar com o meu querido Robson...

01 março 2006

A DESCOBERTA

Tem muito tempo que eu e ele não nos falamos. Dia desses eu pensei "cá comigo": ele não senti minha falta e realmente acabou tudo... Imagina que ele me tirou da lista de e-mails de natal e ano novo (verifiquei na lista de quem recebeu a ausência do meu nome) e não mandou e-mail no dia do meu aniversário, coisa que ele nunca deixou de fazer... Não estava propriamente chateada, mas assim conformada com o término dos sentimento, embora em alguns dias eu morrrraaaaa de saudades dele. Para matar um pouco da saudade fui reler nossos e-mails de amor... e no meio dos que eu enviei, encontrei um onde eu terninava tudo!!!!!!!!!!!

Eu própria mandei ele embora e tinha me esquecido disso!!!!! Se eu não tivesse lido o e-mail garantiria que eu nunca o tinha feito.... A vida tem cada uma.....

VITRINE

Nesta pequena semana de 3 dias, fui destacada para substituir a assistente do diretor da minha empresa. O pessoal todo da minha área ficou feliz, tendo em vista que eu estaria sendo colocada numa vitrine muito boa... Rolou um "você só foi escolhida por sua competência e comprometimento" .... Falácias a parte o que eu tenho a dizer é: que m!